ENFERMAGEM OFTAMOLÓGICA
Saúde, prevenção, conhecimento & autocuidado
CUIDE SEUS OLHOS MERECEM
Anormalidades do sistema de lentes
O olho normal focaliza os raios luminosos paralelos exatamente sobre a retina. Essa focalização normal é chamada de emetropia, e é mostrada na parte superior da figura. Entretanto , com muita frequência, ocorrem três anormalidades diferentes, que impedem a focalização dos raios luminosos precisamente sobre a retina: a hipermetropia, a miopia, e o astigmatismo.
Hipermetropia. A hipermetropia ou vista cansada é causada pela incapacidade do cristalino de desviar os raios luminosos o suficiente para atingir o ponto focal da retina, determinada, na maioria dos casos, pelo fato de o globo ocular ser demasiadamente curto, como mostrado na figura acima. Isso faz com que os pontos luminosos ainda estejam difusos ao atingir a retina e, dessa forma, a visão dos objetos longínquos fica embaçada, sem nitidez e fica ainda menos nítida para os objetos próximos. A hipermetropia também é chamada de vista cansada pelo fato de os objetos distantes serem vistos com maios nitidez do que os próximos.
Miopia. A miopia, também chamada de visão de perto, é causada por um sistema de lente muito forte para a distância de retina atrás do cristalino, geralmente determinada por globo ocular excessivamente comprido. Ou seja, os raios luminosos são focalizados antes de antigirem a retina, o que causa embaçamento em cada ponto da imagem. A miopia é chamada de visão de perto porque o míope pode ver os objetos próximo com bastante nitidez, ao mesmo tempo que não são capazes de focalizar objetos mais distantes.
Astigmatismo. O astigmatismo ocorre quando o sistema de lentes é ou fica ovóide, em vez de esférico. Como mostra na figura abaixo. Isso quer dizer que o raio de curvatura é maior na direção alongada que na outra, os raios luminosos que chegam à lente atrás da retina, enquanto os que atingem ao longo do raio de curvatura menor são focalizados à frente da retina. Assim o olho tem visão para longe para alguns dos raios luminosos e visão para perto para os demais. Portanto, a pessoa com olhos astigmátigos é incapaz de focalizar qualquer objeto com nitidez, não importando a distância na qual se encontram.